RACISMO ESTRUTURAL E PRECONCEITOS ( PARTE (1).

RACISMO É ESTRUTURAL, GERA PRECONCEITOS E NÃO TEM NADA DE mi mi mi

Até 1888 os negros eram vistos como trabalhadores, a partir dali são vistos por uma parcela da sociedade, como preguiçosos, não gostam de trabalhar, vádios mesmo.
O racismo estrutural existe e atua na vida das pessoas, ao longo do final do século XIX até os dias de hoje.

Nós tínhamos ate 1888 um regime de escravidão, que era justificado através de teorias ciêntificas, que dizia que os negros eram de raça inferior e por causa disso a possibilidade de escraviza-los abaixo de muita tortura e humilhação, chamados de negros safados, negro sujo, ou negrinha porca e feia.

Quando o estado brasileiro percebeu que não iria ter jeito, teria que por fim a escravidão, começou a tomar medidas inclusive legislativas para possibilitar a marginalização de homens e mulheres, negras e negros, começando pela lei que proibia os negros de estudar dado do império de 1834.

Em 1850 a edição de ato do império que negros e indios  só poderiam votar se tivesse posses de terras, mas como adquirir terras se não tinham ganhos, eram tratados como coisa vendidos ou trocados como objetos, 1888 veio a abolição da escravatura com a lei áurea, em 1889 proclamação da república, já os grandes senhores de engenhos começaram a se preocupar com quem iria trabalahar pra eles.

Foi quando os negros começaram a ser vistos como vádios e as mulheres negras como prostitutas e macumbeiras, ai começaram a trazer o povo europeu, alemães e italianos para subistituir a mão de obra escrava e de quebra tentar branquiar o país, sendo que chegando aqui recebiam terras, animais. ferramentas e algum dinheiro, enquanto que os ex escravizados foram largados a própria sorte, sem o minimo de condição de sobrevivência.


Foto da internet

O que poderia acontecer com essa maça de homens e mulheres, negras e negros, sem terras, sem educação, sem trabalho e sem ter o que comer ou onde morar.

Pra ajudar em 1890 a república tem suas primeiras leis penais, dentre elas a lei de vadiagem, o negro que fosse encontrado na rua poderia ser preso, foi criada também a lei da capoeira, que proibia os negros de jogarem capoeira ou de manifestar as suas culturas nas ruas, quando na verdade era para proibir o agrupamento, ajuntamentos de negros, por isso e muito mais que iremos trazer a seguir nas próximas matérias, o porque que temos um racismo que veio ao longo dos anos se estruturando e que infelizmente ainda esta muito longe de acabar, mas a nossa parte vamos fazer, começando por aqui e também na página PAPO RETO no facebook em live todas as quintas feiras as 20:00 horas.

ALGUNS FATOS

Justiça de São Paulo absolve PM que pisou no pescoço de mulher negra.

Músico inocentado pela justiça no Rio de Janeiro é detido por crime que não cometeu, após mandado não ser retirado do sistema. pela segunda vez, na primeira ficou 5 dias preso.

Justiça comum decreta prisão preventiva de policiais envolvidos em abordagem de jovem morto em São Gabriel no Rio Grande do Sul, corpo foi encontrado dentro de riacho.

o que estas vítimas tinham em comum.
Simplismente A cor da pele, 
Os dois primeiros são negros, o último de cor parda.

Matérias do G1.




GRUPO ART MULHER
O BOLO MAIS GOSTOSO DA CIDADE
FONE WATZAP 98427 9070

RUA: HUMBERTO DE CAMPOS 1329
AO LADO DO SERRA GÁS
A 150 METROS DA SINALEIRA DA CAMÕES
DESCIDA PARA O GINÁSIO IVO SILVEIRA.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOMENTE TONI DUARTE PODERÁ ACABAR COM A FARRA DOS VEREADORES QUE DEIXOU POPULAÇÃO INDIGNADA.

Reportagem do SBT '' Investigados mostram que Elizeu tem participação no esquema''

REVOLTA DE UM LAGEANO.