CORRIDA ELEITORAL PARA O GOVERNO E SENADO EM SC.
Instituto IPEC (EX IBOPE) divulgou ontem dia 23/08/2022 pesquisa de intenções de votos para governo do estado e para o senado aqui de Santa Catarina.
Foram ouvidos 800 pessoas em 39 dos 295 municípios do estado, margem de erro é de 3% para mais ou para menos nivel de confiança é de 95%
(5) PRIMEIROS CANDIDATOS
- Carlos Moises (Republicanos) com 23% das intencões de votos, com a margem de erro fica entre 20% e 26%
- Jorginho Mello (PL) com 16¨% das intenções de votos, com a margem de erro fica entre 13% e 19%
- Esperidião Amin (PP) com 15% das intenções de votos, com a margem de erro fica entre 12% e 18%
- Gean Loureiro (União Brasil) com 8% das intenções de votos, com a margem de erro fica entre 5% e 11%
- Décio Lima (PT) com 6% das intenções de votos, com a margem de erro fica entre 3% e 9%
Ao que tudo indica nesta primeira pesquisa, esta entre estes (5) dois chegar ao segundo turno
O que dá para perceber neste primeiro senário é que o atual governador Carlos Moisés, saiu bastante mal na arrancada para a sonhada reeleição, sendo que esta com a máquina na mão e tem uma parcela grande de prefeitos engajados na campanha, mas como falamos sempre, o chefe do executivo pode estar integralmente no apoio, falta saber da municipalidade.
Como já era esperado os senadores Jorginho e Amin, iriam meio que dividir os votos dos bolsonaristas, sendo que Jorginho é (22) do partido de Jair Bolsonaro e Amin dá total apoio e vota no presidente, devido uma grande amizade de muitos anos quando atuavam como deputados federais.
Ex prefeito Gean Loureiro, conta com o apoio e força do prefeito de Chapecó João Rodrigues, que é bolsonarista roxo, mesmo tendo declarado voto em bolsonaro, foi impedido de usar a figura do presidente na conquista dos votos. A juíza Ana Cristina da Rosa Grasso acolheu ao pedido do partido Liberal de Santa Catarina que questionou o uso em meios impressos e redes sociais do tão disputado cabo eleitoral presidencial.
Já Décio Lima que figura em quinto lugar nesta primeira pesquisa, conta somente com a boa atuação do seu candidato a presidência da república Luiz Inácio da Silva, que neste primeiro levantamento de intencões de votos, aparece com 25% contra 50% do atual presidente Jair Messias Bolsonaro, mas deve ser levado em conta que em 2018, o então candidato a presidente pelo PT Fernando Haddad obteve 15% dos votos dos catarinenses e Décio chegou a 11%.
Quanto a rejeição, governador Carlos Moisés também na frente com 27% provavelmente este número esteja um pouco alto, devido ao reflexo da eleição de 2018, quando foi eleito na grande onda do (17) hoje estes mesmos devem o estar rejeitando, Amin e Décio também é praticamente normal, pois são políticos antigos e com nome consolidado por todo o estado e quanto mais conhecido, maior a possibilidade de rejeição, já Jorginho e Gean Loureiro são menos conhecidos, acredito que seja devido a isso a baixa porcentagem.
Agora dia 26 começa o horário político em rádio e televisão, ai provavelmente estes números venham a crescer para todos os candidatos, bem como os das intenções de votos, é aguardar para constatar.
PARA O SENADO
Lageano João Raimundo Colombo, aparece disparado na frente com 26% das intenções de votos, Dário Berguer com 9% e Celso Maldaner com 7% segundo a pesquisa.
Aparenta meio que definido, mas como uma grande parcela do povo catarinense ainda não decidiram em quem votar é salutar ter cautela, pois Dário e Décio sonham em alavancar suas campanhas com a vinda de Lula em Santa Catarina no dia 16 setembro, é aguardar pra vê.
PESQUISA ELEITORAL
- Instituto: ipec (inteligência em pesquisa e consultoria).
- Período de coleta de dados 20 a 23 - 08 - 2022.
- Amostra: 800 eleitores (39 municípios de SC).
- Margem de erro: 3% para mais ou para menos.
- Quem contratou: Grupo NSC comunicação.
- Nível de confiânça: 95% de confiabilidade.
- Registro: TRE/SC: SC - 01218/2022.
- Registro: TSE: BR - 02226/2022.
GRUPO ART MULHER
O BOLO MAIS GOSTOSO DA CIDADE
FONE WATZAP 98427 9070.
RUA: HUMBERTO DE CAMPOS, 1329
AO LADO DO SERRA GÁS
A 150 METROS DA SINALEIRA DA CAMÕES
DESCIDA PARA O GINÁSIO IVO SILVEIRA.
Comentários
Postar um comentário