Roteiro de Gean Loureiro na Serra mostra apetite por candidatura ao governo
Há poucos dias, o prefeito florianopolitano Gean Loureiro (Democratas) teve uma importante conversa com o deputado estadual Júlio Garcia (Psd). Avisou que vai se colocar de forma mais evidente no jogo da sucessão e que parte dessa nova abordagem consiste em se contrapor ao governador Carlos Moisés (sem partido), que hoje tem apoio da bancada estadual do Psd. Na quinta-feira, ele subiu a Serra e realizou uma agenda de pré-candidato a governador – em fala, postura, bastidores e conversas políticas.
Em Lages, Gean consumou presencialmente – e com um bom churrasco – as conversas que já vinha realizando com o ex-governador Raimundo Colombo (Psd), também pré-candidato ao governo. Hoje Colombo e Júlio Garcia estão antagonizados no Psd, o partido que o prefeito florianopolitano objetiva conquistar para ganhar a capilaridade que o Democratas não lhe dá em Santa Catarina. A aproximação com o lageano vem sendo construída nos últimos meses e cada vez mais vai ganhando cara de coalizão. O gesto que Colombo esperava, Gean já tem feito: nos discursos, não coloca a disputa ao governo como única opção para 2022. Fala em projeto, que pode ser liderado por ele, por Colombo ou outro. Era o que o ex-governador queria.
Gean abriu na noite de sexta-feira o Lidera Serra, um curso de formação de lideranças políticas organizado por seu correligionário local Samuel Ramos – ex-vereador e candidato a vice-prefeito na chapa liderada pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) em 2020, derrotada por 56 votos pelo prefeito Antonio Ceron (Psd). Apresentou números e ações de sua gestão em Florianópolis e evitou falar de 2022. Estava implícito. Na plateia, Carmen Zanotto – que realizou a palestra seguinte – ouviu elogios do prefeito à sua atuação parlamentar. Antes, ouviu diretamente o convite de Gean para ingressar no novo partido que deverá ser formalizado na terça-feira pela fusão do Democratas com o Psl.
É uma conversa que tem como artífice regional Samuel Ramos, que integrava o grupo de Colombo e optou pela aliança com Carmen em 2022. Gean também conversou com Ceron na passagem por Lages. Há muitas arestas para aparar nessa tentativa de Gean de unir Colombo/Ceron e a deputada federal no mesmo projeto, mas a intenção mostra certa ousadia do prefeito na articulação de seu projeto. Hoje, a tendência é de que Carmen migre para o Pl do senador Jorginho Mello, também pré-candidato a governador.
Além da palestra no Lidera Serra – evento do qual eu também participei como palestrante – Gean fez uma agenda de entrevistas em rádios locais. Se apresentou ao lageano – discurso, voz, sotaque florianopolitano. Manteve o tom de contraposição sem crítica veemente em relação ao governo Moisés. Diz que quer mostrar seu trabalho, não criticar o alheio. Mas marca posição em flancos que vem ganhando dimensão em setores críticos ao governador, como a volúpia arrecadatória atrelada à inflação – tema que também tem sido usado por Colombo. Em plano nacional, Gean também não parte para o crítica direta ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas diz que o Brasil precisa deixar de lado a polarização política entre o bolsonarismo e a esquerda que promove brigas entre familiares e amigos e atrapalha o país.
A viagem para a Serra não foi o primeiro roteiro que Gean fez pelo interior do Estado. Na condição de presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), da Frente Nacional dos Prefeitos, ele já tinha ido ao Sul e ao Norte, onde conversou com os prefeito Clésio Salvaro (Psdb de Criciúma), Joares Ponticelli (Progressistas de Tubarão) e Adriano Silva (Novo). Mas a ida a Lages talvez tenha sido a de maior dividendos políticos até agora para o projeto 2022. Se for o algodão entre os cristais na disputa interna entre Colombo e Júlio Garcia no Psd e conseguir reaproximar Carmen do grupo lageano, o prefeito de Florianópolis mostrará uma capacidade de articulação que tem faltado aos postulantes a adversário de Moisés.
Sobre a foto em destaque:
Gean Loureiro fez a primeira palestra do Lidera Serra, em Lages. Carmen Zanotto e Raimundo Colombo também participaram do evento. Foto: Wagner Alves, Divulgação.
Comentários
Postar um comentário