Obras de revitalização do Centro e do Mercado Público são vistoriadas

Esses importantes projetos estão com os cronogramas de execução normalizados e a expectativa é de que até março de 2020 as obras do Mercado Público estejam prontas 

Iran Rosa de Moraes


Legenda: Obras irão mudar o visual da área central da cidade / Fotos: Greik Pacheco / Credito:
Na manhã desta terça-feira (23 de julho) as obras de revitalização do Centro comercial de Lages e do Mercado Público Municipal foram vistoriadas pelo prefeito Antonio Ceron, acompanhado do secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, e de lideranças empresariais, dentre as quais os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial (ACIL), Marcos Tortelli e Sadi Montemezzo, respectivamente.

As explicações técnicas do cronograma das obras foram feitas pelo engenheiro responsável da construtora Terra Engenharia, Leonardo Milioli Tutida. Em relação as obras específicas da Praça João Costa (calçadão Central de Lages), o engenheiro disse que o cronograma segue normal, por enquanto, mas a partir do momento em que avançarem sobre a faixa de calçadas defronte às lojas, no quadrante norte da praça, haverá, necessariamente, um impacto ao movimento comercial. “Iremos concentrar os trabalhos (drenagem) nos finais de semana, a partir da tarde de sábado, para que este impacto seja minimizado. Mas de qualquer forma, haverá um corredor para a livre passagem dos transeuntes (área de acesso às lojas e estabelecimentos concentrados no quadrante norte da praça)”, explicou Leonardo Tutida.

Quanto a entrega do espaço da praça para ocupação pública, até o prazo de 23 de novembro deste ano, Tutida disse, se reportando diretamente ao prefeito, que será possível sim, porém deixou claro que a estrutura do palco das apresentações artísticas e culturais, por serem muito complexas em termos de engenharia civil, não estarão 100% prontas até a citada data.
Tutida não precisou, exatamente, a porcentagem de execução das obras da praça, especificamente, limitando-se a afirmar que no que se refere a toda a obra de revitalização do Centro Comercial de Lages, 15% estão prontas.

Já durante a vistoria das obras do Mercado Público, o engenheiro disse que 55% do projeto de revitalização, modernização e ampliação desse histórico espaço comercial foram executados.
O prefeito Antonio Ceron espera que até março de 2020, as obras do Mercado Público Municipal de Lages estejam concluídas. Ele pediu à CDL que ajude a definir o modelo mais adequado para funcionamento do Mercado Público, no que se refere à ocupação legal dos espaços de vendas (boxes comerciais de produtos típicos), da praça de alimentação e de prestação de serviços.

Equipe técnica da Prefeitura já visitou vários mercados públicos, em busca de subsídios para elaboração de um modelo administrativo compatível com realidade histórica e cultural do Mercado de Lages. “Estamos estudando mais profundamente os modelos dos Mercados de Curitiba e Porto Alegre, os quais podem ser adaptados para o nosso mercado”, falou o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi.

“Será feita uma chamada pública, com termo de concessão administrativa à uma única empresa”, explicou o prefeito.

E para os espaços comerciais a serem instalados na Praça João Costa (livraria e cafés) haverá licitação pública individualizada.

Fotos: Greik Pacheco

PML

Comentários

  1. Manda ele vistoriar a creche do Santa Helena... A esqueci aqui não faz parte do centro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOMENTE TONI DUARTE PODERÁ ACABAR COM A FARRA DOS VEREADORES QUE DEIXOU POPULAÇÃO INDIGNADA.

Reportagem do SBT '' Investigados mostram que Elizeu tem participação no esquema''

REVOLTA DE UM LAGEANO.