Projeto Padrão: avenida Dom Pedro II mais iluminada e segura
No projeto da nova iluminação da Dom Pedro II, em fase de conclusão, estão sendo investidos R$ 1.050.000,00, provenientes de arrecadação da Cosip (descontada da tarifa de energia elétrica, mensalmente)
— , secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô
— , secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô
Fotos: Marcelo Pakinha
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages, pretende que até domingo (23 de dezembro) a avenida Dom Pedro II esteja totalmente iluminada com novas lâmpadas de LED 240 Watts, as quais proporcionam maior luminosidade e até 18% de economia de energia em comparação com as antigas lâmpadas que ali estavam instaladas. As novas lâmpadas têm garantia de fábrica de cinco anos, para quaisquer defeitos apresentados durante sua utilização.
“A avenida Dom Pedro II ficará mais iluminada, o que proporcionará mais conforto e segurança para pedestres e motoristas. E após a instalação nesta avenida, as praças da Rodoviária Dom Honorato Piazzera (frente e fundos) também serão iluminadas com lâmpadas LED 240 Watts”, garante o secretário municipal Euclides Mecabô (Tchá-Tchá).
Tchá-Tchá também anuncia a execução deste projeto, em 2019, na avenida Camões, em toda a sua extensão. “Somente com o projeto de iluminação da Dom Pedro II, em fase de conclusão, estão sendo investidos R$ 1.050.000,00, provenientes de arrecadação da Cosip (descontada da tarifa de energia elétrica, mensalmente)”, fala Tchá-Tchá.
Além disso, segundo o secretário, nove postes de aço galvanizado, os quais haviam sido avariados em decorrência de acidentes de trânsito, serão repostos, na Dom Pedro II. Esta avenida, com cerca de 4,5 quilômetros de extensão, cruza pelos seguintes bairros: Coral, São Cristóvão, Universitário, Santa Rita, Vila Nova, Centenário e Triângulo (desde o sinaleiro do cruzamento com a avenida Presidente Vargas, no Coral, até a rótula de acesso à avenida Santa Catarina, no Triângulo).
Tele Gestão
O novo sistema de iluminação em LED possibilita a instalação de uma central de gerenciamento, a partir do escritório da empresa Serrana Engenharia, vencedora da licitação para os serviços de manutenção geral (e projetos especiais) da rede de iluminação pública de Lages.
Nesta central será feito a “Tele Gestão” da nova rede, isto é, o controle da intensidade de iluminação de cada uma das novas lâmpadas. “Por exemplo, em dias de lua cheia, a luminosidade poderá ser diminuída”, explica Tchá-Tchá.
“Todos os postes de aço galvanizado estão sendo lixados e pintados de branco, como complemento dos serviços de reposição das 278 lâmpadas LED”, conclui o secretário.
Texto: Iran Rosa de Moraes
PML
Comentários
Postar um comentário