Compras de Natal em horário ampliado do comércio e tempo sem chuva convidam o público para dias finais de Natal Felicidade

No sábado e domingo (22 e 23), o comércio estará aberto das 9h à s 22h, e na segunda, dia 24, das 9h à s 17h

Fotos: Nilton Wolff/Divulgação e Daniele Mendes de Melo
O período do comércio da área central de Lages esteve estendido até as 22 horas nesta sexta-feira (21 de dezembro). A chuva parou e foi possível ficar até tarde à procura dos presentes, fatores que atraíram mais pessoas ao Natal Felicidade. Nos finais de tarde e à noite está sendo comum a ocorrência de chuva, mas os artistas do Natal Felicidade, com a trégua do mau tempo, deram um show na noite desta sexta e fizeram valer a pena cada espera por mais uma noite de brilho na programação. Para quem é criança, não tem “tempo feio”, todo esforço, repetição e suor derramado nos ensaios, compensa ao subir ao palco no Largo da Catedral e ver que o público só tem olhos para as estrelas do Natal.
As 100 bailarinas do curso de balé da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL), protagonizaram apresentações em que se teve certeza da dedicação, disciplina, determinação e concentração das alunas diante dos ensinamentos técnicos e conselhos dos professores Areta Campos, Maria Eduarda Rafaeli e Kelvin Rooger. Foram 13 coreografias em figurinos belos e criativos. As meninas cativaram a plateia com interpretações leves e alimentam nas demais garotas o sonho em se tornar uma bailarina de sapatilhas de ponta e saia rodada de tule. Das crianças às adolescentes, vestidos esvoaçantes, elementos que enriqueceram os shows e simpatia. As coreografias foram as seguintes: Neoclássico, Amigas de Swanilda, Espanholas, Valsando, Barbie Girl, Adagio, Kelvin Rooger, Dançando com as Flautas, Coppélia e o príncipe Franz, Gopak, Turma da Mônica, Diana e Action, e Natal.
Bisavó, figurinista e fã de carteirinha
As mãos de fada de Maria Calhora Ribeiro deram forma e cor ao figurino de cerca de 30 bailarinas dos espetáculos Espanholas e Natal, numa média de três confeccionadas por dia, uma maratona para dar conta das encomendas. As bisnetas Yasmin, 10 anos, e Nataly, 4, apresentaram a coreografia em homenagem ao país da tourada vestidas com collant e saia que a bisavó fez, um imenso orgulho para ela, que foi uma das primeiras a chegar e ficou na primeira fileira. “É um sentimento que nem sei explicar. Elas iam se apresentar na quinta da semana passada, mas o temporal impediu. Hoje eu estava ansiosa em vê-las lindas no palco com seus leques e passos marcados. Na minha época nem se falava em ser bailarina, toda essa delicadeza é linda. Adoro fazer as roupas para as bailarinas. Os pais se reuniram e custearam o figurino, mas também faço costura de forma voluntária.” Yasmin dançou três coreografias e a irmã, a das espanholas. Bisavó e bisnetinhas moram no bairro Frei Rogério.
Aposentada, Maria tem 75 anos e é costureira há 60, não sente dores nas articulações e nem usa óculos. É puro vigor em pessoa. A mãe das meninas, Alis, fez os arranjos dos cabelos artesanalmente, comprou as sapatilhas, montou o penteado dos cabelos e fez a maquiagem. Ela e o marido, Adriano, tietaram as filhas depois de tanto trabalho. As aulas de ambas na Escola de Artes acontece duas vezes por semana, às terças e quintas. Yasmin já faz balé há cinco anos e Nataly começou recentemente.
A Escola de Artes possui mais de 800 alunos nos cursos de balé, street dance, violão, violino, técnica vocal e gaita. As matrículas para 2019 estão abertas. Mais de 650 crianças e adolescentes estão nos núcleos do Programa Lages Melhor nos bairros Guarujá, Habitação, Penha, São Francisco, São Paulo, Vila Maria e as imediações da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no Universitário, Santa Mônica e Salto Caveiras, nas aulas de violão, canto, balé clássico, manequins e modelos, e street dance.
A vida rural na voz de Laurindo Wolff
A segunda atração da noite mudou totalmente o estilo, pois o anitense Laurindo Wolff levou ao público o autêntico estilo do interior rural com hospitalidade, ânimo, carisma e sotaque. Entre os sucessos cantou Brasil Caboclo, Rancho da Simplicidade, Um Certo Galileu e Jesus Cristo. No palco com sua banda Brasil Caboclo, formada pelo Maestro Madruga nos teclados, Alessandro na sanfona, Eduardo no violão, Miguel no contrabaixo e Bugio na bateria. “Para cantar grandes clássicos em homenagem ao nosso Menino Jesus no Natal Felicidade 2018”, pontua Laurindo Wolff.
O cantor tem dois CDs na praça. Em janeiro de 2019 será lançado o 3º CD Boteco do Laurindo volume 3. São 22 anos de rádio.
O artista está há 19 anos na televisão com o Programa Brasil Caboclo, apresentado todas as terças-feiras às 13h no SBT Santa Catarina. Com a banda Brasil Caboclo, ele já vem se apresentando desde 2016, em festas tradicionais e eventos em geral, “levando a mensagem através da música sertaneja”, finaliza o artista.
Sertanejo dançante e apaixonado
A sexta-feira, a quatro dias do Natal, encerrou com o espetáculo musical da banda Anjos de Plantão, que levou ao palco parte de seu tradicional show e bônus com oito canções do bloco de Natal, entre as quais Noite Feliz, Anoiteceu, Natal de Todos, Luz Divina e Bate o Sino. O carro-chefe sertanejo, Coitado do Cara, não faltou e agitou os visitantes.
Normalmente, a apresentação tem 60 músicas, porém, mostraram em torno de 30 do repertório. Aos fãs e espectadores, os artistas distribuíram doces e bolas de vinil como presentes.
Seus componentes são Rafael Marcos (voz, gaita e violões), Gabriel Roberto (bateria e percussão), Neori Rafael Krahl (guitarra base), Solani José (guitarra solo) e João Ricardo (contrabaixo), se autointitulando a cara do novo sertanejo. Suas músicas estão centradas no sertanejo de raiz, incrementada por harmonizações dinâmicas, melodias modernas, ritmos ecléticos e letras românticas. “Uma música de raiz brasileira, mas que busca um diálogo universal”, retrata a descrição da banda na Internet. Lageana, a Banda Anjos de Plantão irá comemorar dez anos de carreira em 2019 e foi lançada na Festa Nacional do Pinhão de 2009.
Do alto das janelas dos sobrados do prédio histórico da prefeitura de Lages, ornamentada com laços gigantes vermelhos, e luzes, crianças vestidas de anjos saíram para cantarolar músicas natalinas, dividindo seu amor à arte do canto. A projeção mapeada na fachada da Catedral foi novamente exibida.
No domingo (23 de dezembro), acontece a grande festa de encerramento do Natal Felicidade, com o espetáculo “Um Sonho de Natal” às 21h, Anjos na Janela e projeção mapeada. No sábado e domingo (22 e 23), o comércio estará aberto das 9h às 22h, e na segunda, dia 24, das 9h às 17h.
O Natal Felicidade 2018 é promovido pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre outras pastas municipais, e com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Havan é a patrocinadora master, além dos patrocínios do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Klabin, GTS do Brasil, Supermercados Myatã e Martendal, Flex Relacionamentos Inteligentes, Idaza, American Oil e Caixa. Apoio da Polícia Militar.
Atrações de sábado (22 de dezembro):
20h - Apresentação do espetáculo teatral "O Boi e o Burro a Caminho de Belém"
20h30 - Anjos na Janela
20h45 - Coral Vozes da Liberdade
21h30 - Coral Adonai
Texto: Daniele Mendes de Melo




PML

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOMENTE TONI DUARTE PODERÁ ACABAR COM A FARRA DOS VEREADORES QUE DEIXOU POPULAÇÃO INDIGNADA.

Reportagem do SBT '' Investigados mostram que Elizeu tem participação no esquema''

REVOLTA DE UM LAGEANO.