Empresas cadastram pessoas com deficiência e alicerce do Banco do Emprego
Juntas, Flex e JBS dão emprego a mais de 2.750 pessoas em Lages, com oportunidade a quem mora na maior cidade da Serra e em municípios vizinhos
A equipe do Banco do Emprego encaminha candidatos para seleção mediante cadastro digital prévio em seu sistema digital, respeitando-se os critérios estipulados / Fotos: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo/Banco do Emprego
Uma das ramificações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Banco do Emprego tem feito diferença expressiva no dia a dia dos cidadãos e das empresas de Lages, prestando serviços bem semelhantes aos de agências de emprego e melhor, sem custo nenhum, colocando à disposição uma estrutura completa e bem organizada na busca de profissionais à altura das expectativas dos negócios em ramos diversificados. Parceria consolidada que aparece como um exemplo é com a empresa Flex Relacionamentos Inteligentes, alimentada desde 2011, quando a empresa iniciou suas atividades em Lages.
A equipe do Banco do Emprego encaminha candidatos para seleção mediante cadastro digital prévio em seu sistema digital, respeitando-se os critérios estipulados pela Flex, e há várias edições o processo seletivo é realizado no auditório da própria Secretaria municipal, com participantes separados pelo acionamento deste serviço da prefeitura, de forma capacitada, por parte dos atendentes.
Na sexta-feira (27), profissionais da empresa estiveram no Banco do Emprego para realizar registros de pessoas com deficiência (PCDs) com interesse em fazer parte da Flex e da empresa JBS Foods, para compor um banco de talentos, visando ocupar possíveis vagas conforme a disponibilidade. Atualmente, a Flex tem em seu quadro funcional de Lages mais de 2.100 colaboradores. Deste total, 18 são pessoas com deficiência.
Neste dia, a Flex montou um estande na Secretaria para receber as pessoas. Além de conversar com os seis candidatos, aos profissionais de Recursos Humanos (RH) foi apresentado o laudo para identificação do tipo de deficiência pelos participantes, que preencheram um pré-cadastro para informar nome, telefone e e-mail para contato.
A partir de agora haverá a triagem destes cadastros para verificação de idade, escolaridade e identificar quem se encaixa no perfil procurado pela Flex. Após esta etapa, o candidato será chamado a um processo seletivo para conhecer a empresa, a vaga, o salário e os benefícios. O processo será concluído com uma entrevista individual feita pela analista de Recursos Humanos. A remuneração varia de acordo com a atividade que o profissional exercerá na Flex.
As pessoas foram cadastradas no banco de dados das empresas e também no sistema digital do Banco do Emprego. “No momento não temos vagas abertas e também não temos previsão exata de quando abriremos. Mas já estamos realizando cadastro reserva para convocar os candidatos assim que surgirem novas vagas. A pessoa com deficiência pode exercer qualquer função na empresa, desde que tenha os requisitos solicitados para a vaga, como, por exemplo, escolaridade”, antecipa a analista de Recursos Humanos (RH), Miriã Raquel Pedroso.
O secretário do Desenvolvimento, Mario Hoeller de Souza (Marião) comemora os efeitos do acionamento das empresas. “A procura pelos serviços do Banco do Emprego reflete a credibilidade dos nossos servidores e a seriedade do que nos propomos. Exercemos funções conhecidas pelas empresas e pelos contribuintes. Estamos sempre de braços abertos para receber os cidadãos que desejam visitar a Secretaria e estar cientes do nosso trabalho diário - Banco do Emprego, Sala do Empreendedor, Programa Qualifica Mais Lages. Qualificar a mão de obra constantemente e contribuir com os empreendimentos na contratação de trabalhadores são premissas”, analisa Mario.
858 posições de atendimento
Há sete anos foi inaugurada a primeira unidade em Lages, na avenida Duque de Caxias, 618, Centro. A unidade Plácido Damiani, bairro Guadalupe, na rua Virgílio Ramos, 01, foi inaugurada em 2014.
Na unidade da Duque de Caxias estão dispostas as áreas de Recursos Humanos (RH), Relações Trabalhistas (RT), Serviço Especializado em Medicina Trabalhista e Segurança no Trabalho (SESMT), o polo de Educação Superior em parceria com a Anhembi Morumbi, e operações. Na Plácido Damiani estão as operações de cartões e ações de empréstimos e seguros. Somadas as duas chega-se a um total de 858 posições de atendimento. “Começamos como a maior empregadora do município e hoje já somos a maior empregadora de toda a região serrana”, pontua a analista de Recursos Humanos (RH), Miriã Raquel Pedroso. São mais de 2.100 funcionários. A Flex funciona de segunda a sábado, em diversos turnos.
Nove anos
A Flex foi fundada em 2009 e hoje em dia emprega 13 mil funcionários e possui 15 unidades operacionais localizadas em pontos estratégicos do país: sete unidades em Santa Catarina (Florianópolis, Palhoça, Lages e Xanxerê), sete em São Paulo (capital e Engenheiro Coelho) e uma no Rio Grande do Sul (Porto Alegre). É cada vez mais reconhecida no mercado de gestão de relacionamentos. Tem uma trajetória que atribui voz ao digital na construção de “relacionamentos inteligentes”.
A empresa oferece soluções full service e com multi ferramentas, com know-how e expertise para a gestão de vendas, SAC, BackOffice, reconquista, retenção, análise de crédito e cobrança. Através das suas ferramentas digitais como Agente Virtual, Chatbot Cognitivo, Big Data &Analytics, URA de Voz Cognitiva a Automação de Agentes, contribui para que seus clientes levem a seus consumidores soluções completas e alta tecnologia para gestão de relacionamentos, valorização das pessoas e das relações autênticas.
Cadastramento de 22 pessoas na JBS
A JBS Foods é também uma parceria permanente há aproximadamente cinco anos quanto aos serviços gratuitos de recebimento e cadastramento de currículos em seus sistemas, pré-seleção, encaminhamento de candidatos a vagas e cessão de auditório para processos de seleção coletiva e individual. “O Banco do Emprego tem nos apoiado muito e, consequentemente, auxiliado a população de Lages, fazendo este link importante entre candidatos e as vagas que a empresa oferece”, observa a coordenadora de Recursos Humanos (RH) da empresa, Cleidinea Swarowski.
Assim como a Flex, na sexta-feira (27), profissionais da empresa estiveram no Banco do Emprego para realizar cadastros de pessoas com deficiência (PCDs). Foram recebidos 22 candidatos. A partir dos cadastros efetuados, os candidatos serão avaliados dentro dos próximos processos seletivos, na medida em que surgirem oportunidades de emprego.
A JBS conta com algumas vagas em aberto, com previsão de contratação parcial em agosto deste ano e posteriormente ao longo dos próximos meses. De acordo com Cleidinea, as funções são abrangentes, pois há PCDs nas mais diversas áreas e com diferentes tipos de deficiência.
A unidade de Lages possui em torno de 650 funcionários, e deste quadro cerca de 4% são ocupados por vagas de pessoas com deficiência. Às margens da BR-116, ao lado da ponte de divisa entre Lages e Capão Alto, a JBS, há cinco anos na região, produz pratos prontos, pizzas, lasanhas, entre outros produtos do gênero alimentício. A produção se destina ao mercado nacional, com alcance dos mais diversos Estados brasileiros.
PML
Comentários
Postar um comentário