Oficina sobre bioma da Mata Atlântica no Planalto compôs agenda do Mês do Meio Ambiente
Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente
Em continuidade ao roteiro de eventos do Mês do Meio Ambiente, foi realizada na terça-feira (26 de junho), a oficina Biodiversidade do Bioma da Mata Atlântica no Planalto Catarinense, promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), ministrada pelo engenheiro agrônomo da instituição, Cassiano Eduardo Pinto. As escolas que receberam a oficina foram Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, bairro Copacabana, e Emeb Lupércio Oliveira Koeche, bairro Várzea, com participação de 120 estudantes. Os alunos utilizaram óculos 3D para visualizar imagens da Serra Catarinense.
A bióloga da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Michelle Pelozato, justifica os objetivos da oficina, como abordar a biodiversidade do bioma Mata Atlântica no Planalto por intermédio de intervenções lúdicas a partir do uso de material didático de apoio já recebido previamente, trabalhos estruturados em sala de aula e uma palestra motivacional envolvendo ciência, geografia, história e a fisionomia regional, finalizando a temática abordada para o Dia das Crianças.
A oficina apresentou três etapas distintas, utilizando o livro “Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra”, de autoria de Georgina Bond Buckup (2010), como base para o desenvolvimento das atividades. A primeira etapa foi executada com base na literatura de apoio para estudos teóricos e desenvolvimento de ações em sala de aula. O segundo momento contou com a palestra. O encerramento da oficina consta de uma exposição coletiva dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula com o resultado das fases e processo de aprendizagem entre professores e alunos. O trabalho com as turmas pode ter sequência dentro das escolas.
PML
Comentários
Postar um comentário