Notícias Uniplac (24.06) LATIENS Uniplac desenvolverá diagnóstico para apontamento de soluções em redução de energia à Semasa.
Inaugurado em 2011, laboratório é o 7º do gênero no Brasil, sendo os outros seis em Universidades Federais
Em projeto custeado pela Eletrobrás o Laboratório de Tecnologia e Inovação em Hidroeficiência Energética em Saneamento – LATIENS Uniplac desempenhará o trabalho do que é chamado de diagnóstico de eficiência hidroenergética, desenvolvido por toda rede LENHS e que visa a melhoria de eficiência na parte elétrica, com redução de demanda de custo de energia e diminuição das taxas de perda de água (desperdício) junto à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) em Lages.
Os recursos da Eletrobrás estão sendo destinados para viabilizar estudos e diagnósticos de percalços em diferentes companhias que operam sistemas de fornecimento de água potável no país. Lages foi o único município do Sul do Brasil a ser contemplado.
Por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), após realização do trabalho do LATIENS, e com a realização das melhorias e adequações que serão sugeridas a partir do diagnóstico, a Semana poderá contar com desenvolvimento de ações integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), recebendo o selo de eficiência hidroenergética.
O LATIENS Uniplac integra a Rede LEHNS com mais seis outras universidades do país, atuará em parceria com a URGS no desenvolvimento do diagnóstico em Lages, que contará com cinco etapas, e cerca de quatro meses para efetivação. Capacitações aos profissionais envolvidos fazem parte do diagnóstico.
Foto 1 - Crédito da imagem: Marcio Avila
Estudo de professora sobre licenciados em Música é tema de livro
Licenciatura em Música da Uniplac está com inscrições abertas até 24 de julho por meio do Ingresse Já
Na noite da próxima terça-feira (30), a professora do curso de Licenciatura em Música e coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico – Paap da Uniplac, Aline Dallazem lança seu livro intitulado “Egressos Licenciados em Música: Inserção e Atuação na Educação Básica”. O lançamento acontece às 18h, no Centro de Ciências Jurídicas – CCJ.
Trata-se do resultado de uma pesquisa realizada durante o Mestrado em Educação da professora, na Uniplac. “Investiguei a trajetória profissional dos egressos do curso de Licenciatura em Música da universidade, buscando identificar quais haviam se inserido no espaço escolar como docentes, sendo que o curso se destina a este fim, e quais teriam escolhido outras áreas para atuar”, explica.
Nas entrevistas realizadas com os egressos, a professora conseguiu identificar os motivos daqueles que buscaram outras formas de trabalho para não atuarem como docentes nas escolas de educação básica.
“Com os que assumiram a missão de ensinar, e se tornaram docentes, analisei como eles têm desenvolvido sua prática profissional. Por outro lado, também há a voz dos gestores. Entrevistei gestores de algumas escolas com diferentes características, buscando identificar qual a sua percepção sobre o ensino de música nas escolas, em um contexto, em que este se tornou obrigatório, pela Lei nº 11.769/2008, e que em muitas escolas ainda não está sendo efetivado”.
Os resultados, de acordo com Aline são muito significativos. “Por entender que esta é uma área que precisa ainda de muita reflexão/discussão é que me propus a publicar a obra, como forma de disseminar o resultado do trabalho, buscando contribuir na luta pela valorização da educação musical nas escolas de educação básica” finaliza.
Sobre o curso de Música.
O curso de Licenciatura em Música está em funcionamento na Uniplac desde 2002 e forma profissionais capacitados para a atuação frente ao ensino formal e não formal da Música. Na sua estrutura curricular, o curso oferece disciplinas de prática instrumental, como Violão, Teclado, Flauta e Percussão, além de Teoria Musical, Técnica Vocal, Regência, Arranjo, entre outras. São quatro anos de curso.
Ainda durante a Licenciatura, os estudantes tem a oportunidade de atuar com o objeto de sua formação. O curso também busca colocar o aluno em contato com o conhecimento científico e as mais recentes pesquisas na área da Música, permitindo-lhe o pensamento reflexivo e crítico. A formação visa desenvolver no aluno sua sensibilidade artística e estética, abrangendo as dimensões pedagógicas, artísticas, culturais, tecnológicas, sociais e científicas no campo da Música.
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