Programa de saúde, Cresça Melhor, da Prefeitura, estenderá o horário de atendimento à comunidade

O programa busca de maneira estratégica a redução da morbimortalidade infantil e também se preocupa com a autonomia e a capacidade crítica e criativa de crianças e adolescentes

Ari Junior


Legenda: Foto: Divulgação / Credito:
A partir da próxima segunda-feira (22 de junho) o Programa Cresça Melhor - Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente, desenvolvido pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, irá estender o seu horário de atendimento à comunidade. Os serviços serão prestados das 7h às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. A sede do Programa Cresça Melhor está localizada, na rua Fausto de Souza, nº 300, no Centro.
Esta media deverá aumentar o número de atendimentos dos médicos pediatras e hebiatra, e com isso cria-se um espaçamento maior entre uma consulta e outra, sendo esta mais uma forma de prevenção à Covid-19 (novo Coronavírus). “Assim evitamos as aglomerações e proporcionamos mais segurança e conforto para pais, mães, crianças e adolescentes. Recomendamos ainda, que apenas um adulto acompanhe as crianças e adolescentes nas consultas e procedimentos”, explica o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.  
O acesso ou o atendimento das crianças a partir do nascimento e dos adolescentes menores de 16 anos, através do Cresça Melhor, ocorre pela rede socioassistencial, formada pelos profissionais que atuam, por exemplo, nas Unidades Básicas de Saúde, na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), nos hospitais Infantil Seara do Bem e Tereza Ramos (Maternidade), além das secretarias da Educação e da Assistência Social, APAE, Conselho Tutelar e Ministério Público.
Objetivos
O programa visa basicamente incentivar o aleitamento materno, garantir a triagem neonatal, acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças, fortalecendo direitos e a atenção básica e complementar à saúde, com controle de demandas e encaminhamentos. Busca de maneira estratégica a redução da morbimortalidade infantil e também se preocupa com a autonomia e a capacidade crítica e criativa de crianças e adolescentes. Este programa faz parte da diretoria de Atenção Especializada da Saúde e a coordenadora do Cresça Melhor é a enfermeira Marcella Proença Palma Nunes. O acesso ao programa se dá através de avaliação e encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde, UPA, CAPS e Policlínica Municipal, via Sisreg (sistema on-line do SUS).
Serviços do Cresça Melhor:
Pediatria, odontologia, psicologia, psicopedagogia clínica, fisioterapia, assistência social, ambulatório amamentação, programa fórmulas especiais, testes do pezinho e da orelhinha, bolsa família.



PML

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOMENTE TONI DUARTE PODERÁ ACABAR COM A FARRA DOS VEREADORES QUE DEIXOU POPULAÇÃO INDIGNADA.

Reportagem do SBT '' Investigados mostram que Elizeu tem participação no esquema''

REVOLTA DE UM LAGEANO.