Município proporciona parque de diversões a todos os alunos da educação infantil

Toda semana, de segunda a quinta-feira, nos períodos matutinos e vespertinos, o parque é exclusivamente reservado para os pequenos


Fotos: Marcelo Pakinha
Qual criança não sonha com uma tarde num parque colorido e repleto de brinquedos, para poder brincar até cansar? O sonho, que parece simples de ser realizado para algumas famílias, para outras encontra uma série de dificuldades, desde o orçamento apertado até de deslocamento até o Centro da cidade. Pensando em proporcionar estes momentos de diversão às crianças da educação infantil municipal, a Secretaria de Educação firmou uma parceria com o Park Girassol.
Os recursos são provenientes do programa do governo federal Brasil Carinhoso, que poderia ser utilizado em alguma ação em prol das crianças. Uma licitação foi aberta para a contratação da empresa. “Cada vez que acompanhamos a alegria das crianças temos a certeza de que nossa escolha foi acertada. Até porque nas unidades escolares não temos a mesma estrutura que um parque de diversões, e também o clima frio não favorece as brincadeiras ao ar livre”, comenta a coordenadora da educação infantil, Andrea Bortoluzzi.
Toda semana, de segunda a quinta-feira, nos períodos matutinos e vespertinos, o parque é exclusivamente reservado para os pequenos. A parceria iniciou dia primeiro de agosto e segue até a segunda quinzena de novembro. A ideia é contemplar todas as 6.300 crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), nas turmas de maternal e pré-escolar, com idades que variam entre dois a cinco anos e 11 meses.
As visitas são agendadas previamente e um ônibus da Secretaria leva as crianças até o local, podendo ser até dois Ceims com no máximo 40 crianças por vez, visando à segurança. Monitoras ficam de olho para que ninguém se machuque na empolgação das brincadeiras. As crianças permanecem até três horas dentro do parque, com um intervalo para o lanche.
O Park Girassol conta com 20 equipamentos, entre eles os mais procurados são as piscinas de bolinhas, escorregadores, cama elástica, quadra de esportes, brinquedos giratórios e mesas de jogos. “É gratificante para nós poder proporcionar isso a eles, pois sabemos que a maioria nunca teve acesso a um parque de diversões particular. Temos o retorno dos pais, que comentam que eles voltam para suas casas eufóricos e felizes depois de passarem algumas horas aqui. Isso é muito valoroso”, diz a proprietária, Sinara Claudio Pereira.
Crianças especiais se sentem incluídas
E no corre-corre da criançada, que buscava aproveitar cada minuto dentro do parque, um menino olhava de longe os colegas se divertindo. Portador de autismo, as professoras sabiam de suas limitações e dificuldades de entrosamento. Mas bastou um convite carinhoso da monitora para ganhar sua confiança. E em poucos instantes as piruetas na cama elástica foram motivo de muitas gargalhadas. “Ele é um menino especial para nós. Dentro da sala de aula fica mais recluso, às vezes até chora. Mas quando saímos ao ar livre, ou momentos como este, conseguimos fazer com que ele se solte e se divirta com as outras crianças”, conta uma das monitoras.
Sinara também lembra um dia marcante para ela, quando outro garotinho com problemas motores conseguiu superar suas limitações físicas. “Ele extravasou. Brincou tanto que chegou ao final estava cansado e com um sorriso enorme no rosto. Ele não conseguia ficar em pé, então a professora o colocou sentado na cama elástica, e descobriu que impulsionando o próprio corpo conseguiria brincar. Foi emocionante”, conta a proprietária do parque.  



PML

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOMENTE TONI DUARTE PODERÁ ACABAR COM A FARRA DOS VEREADORES QUE DEIXOU POPULAÇÃO INDIGNADA.

Reportagem do SBT '' Investigados mostram que Elizeu tem participação no esquema''

REVOLTA DE UM LAGEANO.