Teatro para conscientizar sobre o trabalho infantil

Peça O Moleque
—  foi apresentada para mais de mil crianças no Centro Educacional Vidal Ramos Junior



Fotos: Marcelo Pakinha
Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que foi celebrado no dia 11 de junho, a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município promoveu o espetáculo teatral “O Moleque”, na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Centro Educacional Vidal Ramos Junior. A peça, da companhia teatral Láparo Produções, conta a história de um menino de 12 anos que, para ajudar a família vende laranjas, e foi apresentada em dois horários (matutino e vespertino) para mais de mil crianças de escolas municipais e que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.


Pela manhã, na abertura do evento, o secretário da pasta, Samuel Ramos, falou sobre a importância dos sonhos na infância e na adolescência. “Esse é o momento para vocês sonharem para no futuro terem a chance de realizar. Mas até lá respeitem a família e quem trabalha por vocês”, destacou.
A atividade foi organizada pela coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “O programa é responsável pela articulação de um conjunto de ações que objetivam proteger e retirar crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 anos, da prática do trabalho infantil”, explica Mariana Coelho, coordenadora do PETI, em Lages.


De acordo com o último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), “Medir o progresso na luta contra o trabalho infantil”, em 2013 havia 168 milhões de crianças e adolescentes trabalhadoras no mundo, sendo que cinco milhões estão presos a trabalhos forçados, inclusive em condições de exploração sexual e de servidão por dívidas (PROMENINO, 2016).


O Moleque
Na peça, o menino tem dez irmãos, o pai é alcoólatra, a mãe dona de casa e os dois não têm trabalho fixo. O garoto vende laranjas para seu Custódio, um senhor que começa a lhe fazer perguntas sobre a vida. A peça, com alegria e bom humor, é uma lição de esperança e motivação para os espectadores.
Blitz Educativa
E como continuidade da ação alusiva ao “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, amanhã (30), serão realizadas blitze educativas em seis pontos da cidade, para entrega de material informativo sobre as consequências da exploração do trabalho infantil.
Locais das blitze
30/06/2017
Horário: 11h às 15h
1ª Blitz Educativa
Avenida Dom Pedro II, com Avenida Marechal Castelo Branco e Frei Gabriel

2ª Blitz Educativa
Avenida Dom Pedro II, com a Dom Joaquim do Arco Verde

3ª Blitz Educativa
Avenida Manoel Antunes Pessoa, com a Rua Vital Brasil



Prefeitura de Lages.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOMENTE TONI DUARTE PODERÁ ACABAR COM A FARRA DOS VEREADORES QUE DEIXOU POPULAÇÃO INDIGNADA.

Reportagem do SBT '' Investigados mostram que Elizeu tem participação no esquema''

REVOLTA DE UM LAGEANO.